terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

MP-RJ instaura inquérito para apurar causas de fogo na Cidade do Samba

Inquérito vai apurar se houve falhas no sistema preventivo de incêndios.
Promotor requisitou cópias de laudos de vistorias realizadas no local. 

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) instaurou, nesta terça-feira (8), inquérito civil para apurar as causas do incêndio na Cidade do Samba, Zona Portuária do Rio, na segunda-feira (7), que afetou três agremiações.
Segundo o MP-RJ, a instauração do inquérito considerou não só a ocorrência de danos ao patrimônio público, como também indícios de que o acidente teria ocorrido por falhas no sistema preventivo de incêndios. O fato levou o Corpo de Bombeiros a lavrar um auto de interdição.
O inquérito foi instaurado pelo promotor de Justiça Rogério Pacheco Alves. “O Ministério Público vai aguardar o envio da documentação solicitada para verificar se houve alguma falha por parte da administradora do espaço”, afirmou o promotor.

Prazo de dez dias
 

Alves requisitou o envio, no prazo de dez dias, de cópias de todos os laudos das inspeções e vistorias realizadas na Cidade do Samba. O pedido foi feito ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil.
Ele também requisitou ao Instituto de Criminalística Carlos Éboli o envio do laudo criminal com a indicação das circunstâncias e das causas do incêndio, além de cópia do processo administrativo e do instrumento jurídico que fundamentam a utilização da Cidade do Samba pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).

O promotor solicitou ainda a designação de uma data para realizar oitiva com o coronel bombeiro subscritor do auto de interdição, a ser requisitada ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros.

 

Beira Mar é transferido para penitenciária federal em Mossoró

Brasília, 08/02/2011 (MJ) - Foi realizada neste sábado (5) operação de transferência de seis presos da Penitenciária Federal em Catanduvas (PR) para a Penitenciária Federal em Mossoró (RN). Entre os presos transferidos estava Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira Mar. A operação foi realizada por 20 agentes penitenciários federais, em aeronave da Polícia Federal. 

Foram transferidos para a Penitenciária Federal de Mossoró: Luiz Fernando da Costa, Francisco Gadelha da Costa, Cícero Lourenço da Silva, Sandro da Silva Rabelo, Jaime Grandes Machuca, Washington Presence de Oliveira.

Na última sexta-feira (4), o preso Erineu Domingos Soligo, conhecido como Pingo, foi transferido para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS). Erineu, que estava preso no Paraguai, tinha ligações com Fernandinho Beira Mar.

A operação foi realizada pela Polícia Federal, que entregou o preso a agentes penitenciários federais do Depen no aeroporto de Campo Grande.