Quase meio milhão de reais é o preço de um carro que está no pátio do Detran de Bertioga, litoral de São Paulo. Como ele, mais de oito mil veículos foram apreendidos em todo o estado pela Polícia Rodoviária em 49 dias.
Muitos destes carros com documentos atrasado estão em nome de uma construtora que deve R$ 76 mil em multas e IPVA. A Ferrari parada no pátio foi apreendida depois de passar por um radar inteligente.
São 41 radares inteligentes nas rodovias estaduais de São Paulo e mais 60 estão sendo instalados. A princípio, eles identificavam carros roubados. Com o tempo, passaram a ser usados também para verificar motoristas infratores. A leitura ótica das placas no momento em que o veículo passa permite um raio-x completo do veículo.
As informações da placa são mandadas para um banco de dados, uma central de informações do estado atualizada pelo Detran. Se o veículo estiver irregular pode ser parado, ou é emitida uma multa. O mesmo sistema de dados é usado pela polícia nas abordagens de trânsito.
“O policial verifica o documento do veículo através da central de operações da polícia, para saber se ele está licenciado ou não. Cerca de 70% dos veículos recolhidos na capital são por falta de licenciamento”, explica Danilo Salem, do comando de Policiamento de Trânsito.
Se você não quer passar por esse sufoco no caso de documentos, veja o que é obrigatório pagar todos os anos:
- O IPVA costuma ser cobrado no início do ano. Metade da arrecadação vai para o estado, a outra para o município onde o veículo foi emplacado;
- O seguro obrigatório, DPVAT, é para indenizar as vítimas de acidentes. O dinheiro vai para seguradoras credenciadas ao Detran;
- O licenciamento só é dado ao dono do veículo quando as multas, o IPVA e o DPVAT já foram pagos.
Quem não estiver com documentação em dia e for parado pela polícia vai ter problemas. O carro e os documentos ficam apreendidos até que o dono regularize a situação.
É preciso pagar tudo o que estiver atrasado, IPVA, seguro e licenciamento, além de uma multa de R$ 191,54 por ter atrasado. A infração é considerada gravíssima e o motorista fica com sete pontos na carteira.